O que é especulação imobiliária?
Muito se fala sobre especulação imobiliária no universo do mercado de imóveis. Mas o que isso significa? Resumidamente, é o ato de comprar e manter um terreno ou espaço sem uso, aguardando melhorias no entorno que o valorizem e possibilitem a venda futura com lucro. Muitos vazios urbanos surgem devido à especulação. São aqueles espaços desocupados dentro do perímetro urbano, onde poderiam existir supermercados, parques e residências.
Diversos fatores afetam o preço de um terreno ou imóvel, como sua localização e a infraestrutura. Quanto mais pessoas tiverem interesse em viver naquele local, maior será o preço do bem, uma vez que a quantidade de terrenos e imóveis tem um crescimento limitado.
Um espaço pode ser valorizado de diversas formas, como a pavimentação de ruas, a instalação de redes de esgoto, água e energia elétrica. Assim como melhorias nos sistemas de transporte e, até mesmo, construções na vizinhança são formas de aumentar o valor de um determinado local.
Os investimentos podem acontecer por meio da iniciativa privada — construções no entorno — ou por meio do poder público, como melhorias em infraestrutura. O especulador imobiliário compra o terreno apostando que tais mudanças virão e aguarda o momento ideal para vender o espaço, quando terá maior ganho. Não há nenhuma garantia de lucro, ela pode acontecer ou não.
O crescimento horizontal da cidade, é uma das maiores consequências da especulação imobiliária. Na verdade, o número de espaços vazios à espera de valorização faz com que ocorra um aumento de loteamento em regiões cada vez mais afastadas dos grandes centros.
Se o poder público leva melhorias a uma região antes desvalorizada, expandindo a rede de transportes públicos ou fornecendo saneamento básico, por exemplo, o local torna-se mais atrativo, beneficiando os proprietários dos imóveis dali.
Se você tem interesse em investir no setor imobiliário é necessário não apenas conhecer os preços praticados na região, mas também o valor de mercado que aquele imóvel possui. Além disso, consultar empresa especializada em estratégias e legislação imobiliária faz toda a diferença.