Consórcio de imóveis: como funciona e quando vale a pena participar
Essa modalidade de aquisição de um imóvel, trata-se da união de pessoas físicas ou jurídicas que têm como objetivo se autofinanciar por meio de uma poupança administrada por terceiros. É uma das formas que mais vale a pena quando não se tem urgência em mudar. No consórcio de imóveis paga-se por uma propriedade aos poucos e sem juros. Em todo o país, já são mais de sete milhões de planos de consórcios vendidos e mais de um milhão de consorciados contemplados.
Ao aderir a essa modalidade de financiamento, o consorciado contribui mensalmente com o valor da parcela acordada entre os participantes, que será incluso em um fundo comum a todos para financiar os imóveis.
A cada mês, todos os participantes do grupo concorrem aos sorteios para a contemplação, isto é, para a entrega do imóvel. Quando o consorciado é sorteado, ele recebe uma carta de crédito, que é um documento financeiro que possibilita a contratação da propriedade desejada. Além dos sorteios, os consorciados também podem ser contemplados nas assembleias por meio dos lances.
Para adquirir uma carta de crédito, deve-se assinar um Contrato de Adesão, no qual se encontram as regras de condução do negócio contratado:
- Valor do crédito.
- Valor das prestações.
- Condições de contemplação, e taxas (como a taxa de administração).
- Direitos e obrigações do consorciado e da administradora.
Tipos de lances no consórcio imobiliário
- Lance Fixo: Quando é ofertado mensalmente 20% do valor do saldo devedor, sendo contemplado aquele que, entre todos que ofertarem, possuir a cota mais próxima da última sorteada.
- Lance Livre: Quando o consorciado utiliza do próprio recurso para efetuar o lance. Ao ser contemplado, a porcentagem oferecida é abatida no valor das parcelas ou na quantidade de meses a pagar. Será considerado vencedor aquele cujo valor ofertado representar o maior percentual em relação ao grupo.
- Lance Embutido: Quando o consorciado utiliza até 50% do valor do próprio crédito para o lance e o percentual é abatido no valor da carta, após a contemplação. O vencedor será aquele que, assim como no lance livre, ofertar o maior percentual.