Saiba quais são os custos adicionais para comprar um imóvel
Na hora de comprar um imóvel, é importante reservar 5% do valor do bem para custos adicionais com documentação e impostos. Os valores variam de acordo com a modalidade do negócio, se à vista ou financiado, o banco escolhido e o tipo do imóvel.
De toda forma, três custos na compra de um imóvel que você precisa considerar:
- O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI): deve ser pago pelo comprador ao município e apresentado na hora de dar entrada na escritura do imóvel.
- Escritura ou Taxa de Contrato de Financiamento: quando se trata de uma compra à vista, é sempre necessário fazer uma escritura em um tabelionato de Notas. O valor da taxa é tabelado e varia de acordo com a faixa de preço do imóvel. No caso de uma compra financiada, o contrato emitido pelos bancos substitui a escritura e cada um possui uma taxa específica para a emissão.
- Registro do Imóvel: é necessário pagar a taxa de registro do imóvel para registrar a escritura ou contrato de financiamento. O valor varia de acordo com a faixa de preço da propriedade escolhida. Para aqueles que estão comprando o primeiro imóvel, é garantido por lei o direito de pagar apenas metade do valor da taxa de registro de escritura desde que comprovado a aquisição do bem para fins residenciais e financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH).