Saiba a diferença entre construtora e incorporadora
Quando se fala em imóvel na planta, é muito comum se deparar com palavras construtora e incorporadora nas placas instaladas nos terrenos em construção. Mas poucos sabem sobre a atuação de cada uma delas. A construtora e incorporadora podem pertencer ou não ao mesmo grupo, o importante é que tenham sinergia para entregar os melhores resultados para os clientes. Confira as principais diferenças entre essas duas atividades.
Construtora
A construtora é a empresa responsável pela execução da obra. Ela é encarregada por contratar mão-de-obra, adquirir máquinas, equipamentos e toda a tecnologia construtiva. Sua responsabilidade principal é com a qualidade e segurança física da construção, garantindo que o edifício não tenha problemas como rachaduras, infiltrações, irregularidades ou imperfeições. Sua função também é garantir o cumprimento dos prazos estipulados no cronograma.
Incorporadora
A incorporadora é a empresa que articula o negócio imobiliário. Regida pela Lei Federal 4.591/64 – que é a mesma norma que dispõe sobre a criação e funcionamento de condomínios –, é ela quem identifica as oportunidades, faz estudos de viabilidade do projeto, adquire o terreno e formata o produto a ser desenvolvido.
Por isso, na área imobiliária o termo “incorporação” é usado para identificar atividades de formalização do registro imobiliário. É ela quem realiza o registro da incorporação no Cartório de Registro de Imóveis, obtém os devidos alvarás e licenças, e comercializa as unidades (após o registro). Ao viabilizar esses pontos, a incorporadora é a empresa que contrata a construtora para a execução e entrega da obra.
É de sua responsabilidade:
- Eleger a construtora responsável pelo desenvolvimento da obra.
- Buscar instituições financeiras que possam atuar como financiadoras, já que alguns bancos oferecem condições especiais, que diminuem os riscos e viabilizam o projeto.
- Contratar o escritório de arquitetura que será responsável pelas plantas e definições da estética e funcionalidade do projeto.
- Contratar empresas especializadas em pesquisa de mercado para avaliar a demanda da região.
- Buscar uma consultoria especializada em ABNT NBR 14.653 para avaliar o valor estimado para a obra e o Valor Geral de Vendas (VGV) e para tornar o negócio lucrativo.